Apostila Concurso PM MG 2017 Enfermeiro Download

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Apostila Concurso PM MG 2017 Enfermeiro Download

Apostila Específica para o Concurso Público da Polícia Militar de Minas Gerais – PM MG

 

Cargo: Enfermeiro

Nível: Superior

 

 

“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”

 

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Apostila Concurso PM MG 2017 Enfermeiro Download

 

CONHECIMENTO BÁSICO

Português:
1. Domínio da Expressão Escrita. 2. Adequação Conceitual. 3. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 4. Seleção Vocabular. 5. Diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 6. Estudo de Texto (questões objetivas sobre um texto de conteúdo literário, informativo ou crônica). 7. Estrutura textual: organização e hierarquia das ideias: ideia principal e ideias secundárias. 8. Relações lógicas e formais entre elementos do texto: a coerência e a coesão textual. 9. Ortografia. 10. Acentuação gráfica. 11. Pontuação. 12. Estrutura e Formação de Palavras. 13. Classes de Palavras. 14. Estrutura do Período e da Oração: Funções Sintáticas. 15. Termos da oração. 16. Período Composto. 17. Funções sintáticas dos pronomes relativos. 18. Emprego de nomes e pronomes. 19. Emprego de tempos e modos verbais. 20. Regência Verbal e Nominal. 21. Crase. 22. Concordância Verbal e Nominal. 23. Orações reduzidas. 24. Colocação pronominal. 25. Estilística. 26. Figuras de Linguagem.

Direitos Humanos:
1. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2. Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 5º ao 7º, 14, 227 ao 230. 3. Lei nº 11.340, de 07/08/2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher: Art. 1º ao 7º, 10 ao 12 e 22 ao 24. 4. Lei Estadual nº 14.170, de 15/01/2002, determina a imposição de sanções a pessoa jurídica por ato discriminatório praticado contra pessoa em virtude de sua orientação sexual. 5. Decreto nº 43.683, de 10/12/2003, regulamenta a Lei Estadual nº 14.170 de 15/01/2002. 6. Aspectos históricos dos Direitos Humanos: o que são Direitos Humanos; Antecedentes históricos sobre a proteção de Direitos Humanos; os Direitos Humanos e suas dimensões; características dos direitos fundamentais.

 

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Enfermeiro:
1. Sistematização da Assistência de Enfermagem. 1.1 Processo de Enfermagem. 1.2 Teorias de Enfermagem. 2. Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. 3. Princípios da Bioética e a Ética do Cuidado: Não Maleficência; Beneficência; Respeito à Autonomia; Justiça. 4. Exame físico do paciente adulto e pediátrico. 5. Central de Material e Esterilização. 5.1. Classificação de artigos médicos hospitalares (não críticos, semi críticos e críticos). 5.2. Limpeza, desinfecção e esterilização: conceitos básicos. 5.3.Principais técnicas de esterilização, com ênfase em esterilização a vapor sobre pressão, desinfecção e suas indicações. 5.4. Teste de Validação de Processo (biológico, integrados químicos). 5.5. Tipos de embalagens e validade de cada uma. 6. Assistência de Enfermagem ao Paciente Pediátrico. 6.1. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente portador de agravos: cardiovasculares, Neurológicos, com trauma Crânio-encefálico, afecções respiratórias (Pneumonias, bronquites, asma, obstrução de vias áreas por corpo estranho), distúrbios gastrointestinais e Renais. 6.2 Suporte Avançado e Básico de vida (Diretrizes do ACLS 2015) à pacientes adultos e pediátricos. 7. Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico. 7.1.Cuidados de enfermagem no Pré-operatório, Trans-operatório e Pós-operatório. 7.2. Principais complicações no Pós-anestésico e cuidados de enfermagem na sala de recuperação. 8. Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico e/ou em Situações de Urgência e Emergência. 8.1. Monitorização Cardíaca, Hemodinâmica e oximétrica não invasiva; Balanço Hídrico. 8.2. Monitorização Cardíaca, Hemodinâmica e Oximétrica Invasiva: Pressão Venosa Central, Pressão Intra Arterial, Pressão de Artéria Pulmonar (Swan Ganz), Pressão Intra Vesical, Pressão Intracraniana. 8.3. Noções Básicas de Eletrocardiografia: Ritmo cardíaco sinusal, arritmias cardíacas. 9. Principais patologias, cuidados e respectivos procedimentos de enfermagem: em pacientes com: Hipertensão arterial sistêmica e Crise Hipertensiva, Insuficiência Cardíaca, Sindrome Isquêmica Aguda, Edema Agudo de Pulmão Cardigênico e estados de Choque. Técnicas de higienização brônquica. 10. Sistema Respiratório: 10.1. Principais patologias: DPOC, Insuficiência respiratória Aguda, Pneumonia. 10.2. Sinais e sintomas: dispnéia, dor torácica e produção de escarro. 10.3. Monitorização Respiratória: Oximetria de pulso. 10.4. Higienização Brônquica: Técnicas de higienização brônquica. 10.5. Oxigenioterapia: sistemas de administração de oxigênio. 10.6. Vias aéreas artificiais: traqueostomia, tubo orotraqueal. 10.7. Drenos torácicos. 10.8. Agentes farmacológicos: broncodilatadores, antibióticos, sedativos,bloqueadores musculares. 11. Sistema Endócrino: Diabetes Melitus, Hipertireoidismo e Hipotireoidismo. Técnicas para controle glicêmico e valores de normalidade. 12. Sistema Renal. 12.1. Insuficiência Renal Aguda e Crônica. 12.2. Monitorização de Balanço Hídrico. 12.3. Cuidados de enfermagem com o paciente dialítico. 12.4. Cuidados de enfermagem com o paciente dialítico. 13. Acidente Vascular Encefálico, Trauma Crânio-encefálico e Raquimedular, meningites, Estado de Coma. Avaliação do nível de consciência, Escalas de avaliação neurológica. 14. Sistema Tegumentar Técnicas para conforto e proteção da pele. 14.1. Principais lesões tegumentares. 14.2. Etiologia, fisiopatologia, medidas preventivas relacionadas às Úlceras por Pressão. 14.3. Fatores que afetam o processo de cicatrização. 15. Sistema Hematológico. 15.1 Transfusão de sangue e de hemocomponentes. 15.2. Indicações, contra indicações, principais reações transfusionais e cuidados de enfermagem (antes, durante e após transfusão). 16. Nutrição enteral e Parenteral: métodos de administração, complicações e cuidados de enfermagem. 16. Sistema Gastrointestinal: 16.1. Nutrição enteral e Parenteral: métodos de administração, complicações e cuidados de enfermagem. 16.2. Sangramento gastrointestinal agudo: Hemorragia digestiva alta e baixa. 17. Imunoprofilaxia: 17.1. Calendário Nacional de Vacinação: da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Rede de Frios. 17.2. Cuidados na administração de vacinas: vias de administração, indicações e contraindicações e orientações pós-vacinação. Os adversos pós-vacinação. 17.3. Doenças imunizáveis. 18. Legislação e Normas. 18.1. Lei nº 7.498/86, de 25/06/1986. (Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências). 18.2 .Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. 18.3. Programa de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde.

 

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 Dicas sobre como passar em concursos públicos

 

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 Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)

“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”

Alimentação-saudável-e-a-importância-de-comer-bem-para-o-resto-da-vida

Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:

 “Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) –  ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.

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Todo nosso material é desenvolvido de acordo com as normas da ABNT com o padrão da DOMINA, ou seja, garantindo um padrão de  qualidade aos nossos concursandos.

 

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Perguntas Frequentes

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Brindes

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