Descrição
Apostila Concurso Operador de Radio e Telefonia DAE Bauru SP 2025
- Informações Concurso do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Itupeva – Itupeva Previdência SP 2025
- Vagas: 01 Inscrições Até: 25/02/2025 Data da Prova: 13/04/2025
- Salários de Até: R$ 1.988,28 Taxa de Inscrição: R$ 50,00
- Banca Organizadora: DAE Bauru
Realize seu Sonho e Mude seu Futuro com a Nossa Ajuda!
Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes do Concurso do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Itupeva – Itupeva Previdência SP 2025
O concurso público, organizado pela banca do DAE Bauru, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza 01 vaga destinada ao Ensino Médio. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 1.988,28. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos

Conteúdo Programático (730 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão, interpretação, gênero, objetivo e meio de circulação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Encontros vocálicos e consonantais. Divisão silábica. Sílaba tônica (oxítona, paroxítona, proparoxítona). Classes das palavras (substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, interjeição, preposição e conjunção): flexões, classificações e emprego. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Alfabeto e acentuação gráfica. Reconhecimento de palavras e frases corretas e incorretas. Colocação pronominal. Crase. Vozes verbais (ativa e passiva). Sintaxe (estudo do sujeito, predicado, verbos transitivos e intransitivos, objeto direto e indireto). Frase, oração e período (simples e composto): termos principais da oração e suas classificações. Figuras de linguagem. Processo de formação das palavras. Coesão e coerência. Novo Acordo Ortográfico.
Raciocínio Lógico e Matemático: Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juros simples. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal. Interpretações de tabelas e gráficos. Noções de estatística. Operações fundamentais, com frações e números inteiros. Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Equações do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1º grau.
Noções de Informática: Sistema Operacional Windows; Conceitos básicos: Hardware e Software; Conceitos de Internet e intranet; Conceitos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se pacotes de escritório LibreOffice, Microsoft Office 2010 ou superior (Microsoft Word, Excel, Power Point); Utilização de aplicativos de navegação, correio eletrônico, de mensagens instantâneas (WhatsApp) e plataformas de videoconferência; Segurança de informação: proteção contra vírus, fraudes, ataques cibernéticos e práticas de segurança digital.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Atendimento ao público: Princípios básicos e normas de qualidade no atendimento ao público interno e externo; Recepção e transmissão correta das mensagens, emissor e receptor; Relações interpessoais no trabalho. Ética profissional e sigilo nas comunicações. Atendimento telefônico (princípios básicos). Definição de termos telefônicos. Registro de chamadas. Equipamentos: Siglas e operações. Técnicas de conversação ao telefone. Atuação do Atendente/Operador: voz, interesse, calma e sigilo. A voz e suas funções. Postura de comunicação. Eficácia nas comunicações administrativas: elementos básicos no processo de comunicação, barreiras à comunicação, bloqueios e distorções. Atendimento de chamadas: fraseologias adequadas. Procedimentos adequados quanto ao recebimento de chamadas.
Legislação: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal n° 13.709/2018); Lei de Acesso à informação (Lei Federal n° 12.527/2011 e Lei Municipal nº 6.399, de 12 de agosto de 2.013) Noções básicas das normas de Rádio Comunicação; Código internacional de Comunicação – Código Q; Código Fonético Internacional.
Apostila Concurso Operador de Radio e Telefonia DAE Bauru SP 2025













