Descrição
Apostila Concurso Professor Ciências São Raimundo das Mangabeiras MA 2025
- Informações Concurso da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras MA 2025
- Vagas: 152 Inscrições Até: 20/01/2025 Data da Prova: 09/02/2025
- Salários de Até: R$ 5.050,00 Taxa de Inscrição: R$ 48,00 A R$ 87,00
- Banca Organizadora: Instituto JK
Realize seu Sonho e Mude seu Futuro com a Nossa Ajuda!
Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes do Concurso da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras MA 2025
O concurso público, organizado pela banca do Instituto JK, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 152 vagas distribuída entre os Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 5.050,00. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos
Conteúdo Programático (1295 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas 7. Sinais de pontuação 8. Emprego do sinal indicativo de crase 9. Concordância Verbal e Nominal 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; 14. Pontuação; 15. Figuras e vícios de linguagem; 16. Figuras de pensamento; 17. Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; 18. Uso dos porquês; 19. Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.) 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem 2. Didática e Metodologia de Ensino 2.1 Planejamento e organização do ensino 2.2 Estratégias e técnicas de ensino 2.3 Avaliação da aprendizagem 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP) 3. Legislação Educacional 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE) 4. Currículo e Programas Educacionais 4.1 Concepções de currículo 4.2 Construção e implementação de currículos 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar 5. Psicologia da Educação 5.1 Psicologia do desenvolvimento 5.2 Psicologia da aprendizagem 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem 6. Tecnologias na Educação 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem 6.3 Recursos educacionais digitais 7. Gestão Escolar 7.1 Organização e gestão da escola 7.2 Liderança e gestão de pessoas 7.3 Planejamento e avaliação institucional 8. Educação Inclusiva 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. 8.5 Formação e Valorização do Professor. 8.6 Gestão democrática da Educação. 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira. 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
1. Ambiente: 1.1 Mudanças climáticas: Efeito estufa, aquecimento global, causas, consequências e medidas mitigadoras. 1.2 Recursos naturais: Fontes renováveis e não renováveis, exploração e conservação. 1.3 Biodiversidade: Importância, ameaças e conservação. 1.4 Geologia: Rochas, minerais, processos geológicos internos e externos, formação do relevo. 1.5 Hidrografia: Bacias hidrográficas, oceanos, correntes marítimas, impactos ambientais na água. 2. Seres Vivos: 2.1 Genética: Hereditariedade, leis de Mendel, engenharia genética, biotecnologia. 2.2 Evolução: Teorias evolutivas, evidências da evolução, adaptação e especiação. 2.3 Microbiologia: Bactérias, fungos, protozoários, importância e aplicações. 2.4 Fisiologia vegetal e animal: Sistemas respiratório, circulatório, excretor, nervoso e endócrino em diferentes grupos animais. 2.5 Comportamento animal: Instintos, aprendizagem, comunicação. 3. O Corpo Humano: 3.1 Saúde: Promoção da saúde, prevenção de doenças, hábitos saudáveis. 3.2 Imunologia: Sistema imunológico, vacinas, alergias. 3.3 Doenças: Causas, transmissão e tratamento das principais doenças (infecciosas e não infecciosas). 3.4 Farmacologia: Medicamentos, uso racional de medicamentos, efeitos colaterais. 4. Noções de Química e Física: 4.1 Química: Reações químicas, soluções, ácidos e bases, sais, óxidos. 4.2 Física: Energia, trabalho, potência, máquinas simples, ondas, som, óptica. 4.3 Relações entre Química e Física: Ligações químicas, propriedades dos materiais, transformações energéticas. 5. A Ciência como Produção Humana 5.1 História da ciência: Grandes cientistas e suas contribuições, evolução do pensamento científico. 5.2 Método científico: Etapas, importância para a construção do conhecimento científico. 5.3 Ética na ciência: Responsabilidade social do cientista, bioética. 5.4 Ciência e tecnologia: Impactos sociais e ambientais, relação entre ciência, tecnologia e sociedade. 6. Metodologia do Ensino de Ciências: 6.1 Abordagens metodológicas: Ensino por investigação, projetos, resolução de problemas. 6.2 Recursos didáticos: Utilização de materiais concretos, digitais, experimentos. 6.3 Avaliação: Diferentes tipos de avaliação, critérios de avaliação. 6.4 Inclusão: Adaptações curriculares, atendimento às necessidades especiais.
Apostila Concurso Professor Ciências Prefeitura São Raimundo Mangabeiras MA 2025