Descrição
Apostila Concurso Professor de Arte Maripá de Minas MG 2025
- Informações Concurso da Prefeitura de Maripá de Minas MG 2025
- Vagas: 16 Inscrições Até: 28/03/2025 Data da Prova: 18/05/2025
- Salários de Até: R$ 3.619,12 Taxa de Inscrição: R$ 60,00 A R$ 120,00
- Banca Organizadora: JCM Consultoria
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Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes do Concurso da Prefeitura de Maripá de Minas MG 2025
O concurso público, organizado pela banca da JCM Consultoria, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 16 vagas distribuídas entre os Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 3.619,12. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos narrativos, descritivos e dissertativos; Elementos gerais do texto: título, tema, ideia principal, ideias secundárias, vocabulário, parágrafos e versos; Elementos do texto narrativo: narrador, personagens, ação, tempo, espaço e foco narrativo; Elementos do texto descritivo: seres, objetos, fatos e fenômenos; Elementos do texto dissertativo: ponto-de-vista, argumentação e relações de sentido; Gêneros textuais e funções comunicativas: textos técnicos, científicos, didáticos, publicitários e literários; Estudo de palavras: ortografia e acentuação gráfica; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, sentido literal e sentido figurado; Emprego dos sinais de pontuação; Aspectos, recursos e elementos de coesão e coerência textuais; Morfologia: identificação, classificação e emprego de substantivos, adjetivos, artigos, verbos, pronomes, numerais, conjunções, preposições, advérbios e interjeições; Ordem direta e ordem inversa de sentenças; Relações lógico-semânticas entre orações; Sintaxe: identificação, classificação e emprego dos termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; Identificação, classificação e emprego de orações coordenadas e subordinadas (adverbiais, substantivas e adjetivas); Orações intercaladas; Períodos simples, compostos e mistos; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Ocorrências de crase; Colocação pronominal; Aspectos estilísticos e semânticos relacionados à estruturação de sentenças.
Raciocínio Lógico e Matemático: Processos que envolvem raciocínio concreto e abstrato aplicados em situações-problema da realidade; Resolução de problemas lógicos que envolvem letras, números e representações simbólicas; Análise de elementos em figuras planas e espaciais; Procedimentos que envolvem memória, percepção, atenção e concentração; Análise e interpretação de figuras, desenhos e sequências lógicas; Raciocínio lógico-quantitativo; Relações lógicas expressas por conectivos; Tautologias, contradições, implicações, equivalências, afirmações, negações e silogismo; Validade e relação de argumentos; Análise combinatória e probabilidade.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Diretrizes Legais e Curriculares (Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Competências gerais e específicas relacionadas à área de Arte para o Ensino Fundamental; Objetivos de aprendizagem por etapas (anos iniciais e finais)); Legislação Educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei nº 9.394/1996) e atualizações; Direitos à educação artística e a obrigatoriedade da disciplina no currículo escolar); Políticas Culturais e Educacionais (Diretrizes nacionais para educação inclusiva e multicultural no ensino da arte)); Fundamentos do Ensino da Arte (História do Ensino da Arte no Brasil (Perspectivas históricas, evolução e tendências contemporâneas); Abordagens Pedagógicas em Arte (Abordagem triangular (apreciação, criação e contextualização); Métodos ativos e interdisciplinaridade no ensino da arte); Planejamento e Avaliação (Elaboração de planos de ensino com foco na progressão de competências e habilidades; Critérios e instrumentos de avaliação no ensino de arte)); Linguagens Artísticas no Ensino Fundamental (Artes Visuais (História da arte, movimentos artísticos e análise de obras; Elementos básicos das artes visuais (linha, forma, cor, textura, composição); Experimentação e criação com diferentes materiais e técnicas); Música (Percepção sonora, elementos musicais (ritmo, melodia, harmonia); História da música no Brasil e no mundo: tradições, gêneros e estilos; Práticas musicais no contexto escolar: canto, percussão e improvisação); Teatro (Elementos básicos das artes cênicas (texto, corpo, espaço, público); Jogos teatrais, improvisação e dramaturgia escolar; História do teatro no Brasil e no mundo); Dança (Princípios do movimento e a dança como linguagem artística; História da dança no Brasil e no mundo; Criação e experimentação de coreografias no contexto escolar); Audiovisual e Novas Mídias (Cinema, fotografia, animação e games: possibilidades pedagógicas; Uso de tecnologias digitais no ensino da arte)); Arte e Sociedade (Arte e Cidadania (A arte como instrumento de formação crítica e promoção da cidadania; Valorização da diversidade cultural e artística brasileira (Arte indígena e afro-brasileira; Patrimônio cultural material e imaterial)); Arte e Inclusão (Estratégias para incluir estudantes com deficiência nas práticas artísticas; Arte como ferramenta para o respeito às diferenças e à diversidade)); História e Teoria da Arte (História da Arte no Mundo e no Brasil (Períodos e movimentos artísticos (clássico, renascentista, modernista, contemporâneo); Influências e contribuições da arte brasileira no cenário global); Fundamentos Estéticos (Estética e fruição (interpretação e apreciação de obras artísticas); Relações entre arte, cultura e sociedade)); Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Arte (Novas Mídias e Tecnologias (Ferramentas digitais para produção artística e ensino híbrido; Softwares e plataformas educacionais para artes visuais, música e audiovisual; Estratégias para integrar mídias digitais ao planejamento pedagógico).
Apostila Concurso Professor de Arte Prefeitura Maripá de Minas MG 2025