Descrição
Apostila Concurso Professor de Artes Visuais SME João Pessoa PB 2025
- Informações Concurso da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa PB 2025
- Vagas: 403 + CR Inscrições Até: 14/05/2025 Data da Prova: 29/06/2025
- Salários de Até: R$ 4.567,30 Taxa de Inscrição: R$ 120,00
- Banca Organizadora: IDECAN
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Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes do Concurso da Secretaria Municipal de João Pessoa PB 2025
O concurso público, organizado pela banca do IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 403 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.567,30. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos

Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996). Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024 – ( Lei nº 13.005/2014). Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146/2015.O ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008). Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Didática: O processo didático e suas dimensões. O planejamento e seus elementos estruturantes e integradores. O planejamento didático, a natureza e objeto de estudo dos diferentes componentes curriculares. A gestão da sala de aula. Os conteúdos escolares e suas tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Habilidades e competências na educação básica. Tendências pedagógicas. O Projeto Pedagógico da escola: fundamentos, princípios, estrutura e elaboração. Metodologias de ensino: enfoques teóricos, diversidade de abordagens e procedimentos. As metodologias ativas. Formas de organização do currículo na educação básica.. A avaliação da aprendizagem: concepções, funções, tipos de avaliação. Instrumentos e técnicas de avaliação. Conselho de classe e a sua função pedagógica. A Comunicação Pedagógica: componentes, funções e tipos.. Plataformas de Aprendizagem Online: Moodle, Google Classroom e outras ferramentas; Recursos Multimídia: Uso de vídeos, podcasts, infográficos e outros recursos visuais e auditivos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ferramentas de Colaboração: Google Docs, Trello e Padlet, e como utilizá-los em sala de aula; Gamificação: Estratégias para incorporar elementos de jogos no ensino; Avaliação Digital: Métodos e ferramentas para realizar avaliações online, como quizzes e testes interativos, além de como interpretar os dados gerados. Inclusão Digital. Educação Híbrida. Segurança Digital: Importância da segurança online e como educar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Arte. Ensino de arte no currículo escolar. Aspectos históricos e culturais do ensino de arte no Brasil. Aspectos históricos do ensino de arte na Paraíba. A legislação brasileira referente ao ensino de arte na educação básica. Diferentes concepções de Arte/educação. A legislação brasileira referente ao ensino de Arte na educação básica. Componente curricular Arte no Ensino Fundamental. Dimensões do conhecimento. Competências Específicas de Arte para o Ensino Fundamental. Arte no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais). Unidades Temáticas; Objetos de conhecimento e habilidades. Arte na educação infantil. Arte integrada. A arte como patrimônio histórico e cultural. Matrizes estéticas e culturais. Contextos e processos históricos, sociais e culturais e suas manifestações nas Artes Visuais. Diversidade do patrimônio sociocultural e artístico local, regional, nacional e internacional. Arte e cotidiano. Artes visuais para crianças. Produções artísticas em Artes Visuais. A produção artística visual por meio de: desenho, pintura, colagem, gravura, dobradura, construção, modelagem, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos e digitais, performance, design, artes gráficas, arte digital, videoarte, gamearte, histórias em quadrinhos, animação, ilustração e outros; Leitura das produções visuais: conhecimento sobre diversas matrizes estéticas presentes nas culturas (local, regional, nacional e internacional). Formas distintas das artes visuais, tradicionais e contemporâneas. Obras de artes visuais, produtores e movimentos artísticos de diversas culturas (local, regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história; Pesquisa e análise de processos de criação em artes visuais: esboços, rascunhos, cadernos de artistas, diários de bordo, portfólio, anotações, etc. Categorias do sistema das artes visuais: museus, galerias, fundações culturais, casa da cultura, escola de arte, ateliês, artistas, artesão, coletivos de artistas, curadores, produtor cultural, designer, mercado de arte, bienais, feiras de arte, crítica de arte, etc. (local, regional, nacional e internacional). Artes visuais, inclusão e diversidade cultural, relações étnico-raciais, religiosas e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência; estratégias de planejamento e avaliação para um ensino inclusivo de música. Artes visuais e tecnologia.
Apostila Concurso Professor de Artes Visuais SME João Pessoa PB 2025













