Descrição
Apostila Concurso Professor de Educação Básica Itutinga MG 2025
- Informações Concurso da Prefeitura de Itutinga MG 2025
- Vagas: CR Inscrições Até: 17/12/2024 Data da Prova: 05/01/2025
- Salários de Até: R$ 4.580,57 Taxa de Inscrição: R$ 30,00 A R$ 50,00
- Banca Organizadora: JCM
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Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes Concurso da Prefeitura de Itutinga MG 2025
O concurso público, organizado pela banca da JCM, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.580,57. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos narrativos, descritivos e dissertativos; Elementos gerais do texto: título, tema, ideia principal, ideias secundárias, vocabulário, parágrafos e versos; Elementos do texto narrativo: narrador, personagens, ação, tempo, espaço e foco narrativo; Elementos do texto descritivo: seres, objetos, fatos e fenômenos; Elementos do texto dissertativo: ponto-de-vista, argumentação e relações de sentido; Gêneros textuais e funções comunicativas: textos técnicos, científicos, didáticos, publicitários e literários; Estudo de palavras: ortografia e acentuação gráfica; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, sentido literal e sentido figurado; Emprego dos sinais de pontuação; Aspectos, recursos e elementos de coesão e coerência textuais; Morfologia: identificação, classificação e emprego de substantivos, adjetivos, artigos, verbos, pronomes, numerais, conjunções, preposições, advérbios e interjeições; Ordem direta e ordem inversa de sentenças; Relações lógico-semânticas entre orações; Sintaxe: identificação, classificação e emprego dos termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; Identificação, classificação e emprego de orações coordenadas e subordinadas (adverbiais, substantivas e adjetivas); Orações intercaladas; Períodos simples, compostos e mistos; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Ocorrências de crase; Colocação pronominal; Aspectos estilísticos e semânticos relacionados à estruturação de sentenças.
Raciocínio Lógico: Processos que envolvem raciocínio concreto e abstrato aplicados em situações-problema da realidade; Resolução de problemas lógicos que envolvem letras, números e representações simbólicas; Análise de elementos em figuras planas e espaciais; Procedimentos que envolvem memória, percepção, atenção e concentração; Análise e interpretação de figuras, desenhos e sequências lógicas; Raciocínio lógico-quantitativo; Relações lógicas expressas por conectivos; Tautologias, contradições, implicações, equivalências, afirmações, negações e silogismo; Validade e relação de argumentos; Análise combinatória e probabilidade.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Artigos relacionados à Educação: Art. 205 ao 214; Direitos e deveres do Estado, da família e da sociedade quanto à educação; Princípios e objetivos da educação como direito fundamental); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Competências gerais da BNCC e sua aplicação prática no ensino fundamental; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em áreas do conhecimento e componentes curriculares; Interdisciplinaridade, contextualização e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento); Educação Inclusiva (Princípios da Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar; Atendimento Educacional Especializado – AEE: conceitos e práticas; Acessibilidade física, tecnológica e pedagógica no ensino fundamental; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015 (diretrizes e aplicações)); Currículo e Planejamento Pedagógico (Planejamento pedagógico integrado à BNCC e alinhado ao Currículo Referência de Minas Gerais; Organização curricular: progressão, interdisciplinaridade e articulação de saberes; Planejamento por projetos e metodologias colaborativas); Currículo Referência de Minas Gerais (Estrutura e princípios do Currículo Referência; Relação entre a BNCC e o Currículo Referência no contexto regional; Diretrizes pedagógicas específicas para o ensino fundamental em Minas Gerais); Escolas Pedagógicas (Abordagens pedagógicas e suas características (Tradicional; Tecnicista; Crítico-Social dos Conteúdos; Liberal; Libertadora); Aplicação das abordagens no contexto da educação pública municipal); Teorias Pedagógicas da Educação (Fundamentos teóricos e aplicação prática (Comportamentalismo; Cognitivismo; Construtivismo; Sociointeracionismo); Teóricos da Educação e suas Principais Obras (Maria Montessori: A Descoberta da Criança e Pedagogia Científica; Jean Piaget: A Psicologia da Criança; Lev Vygotsky: Pensamento e Linguagem;Howard Gardner: Inteligências Múltiplas ao Redor do Mundo; Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido); Psicologia do Desenvolvimento (Etapas do desenvolvimento infantil: cognitivo, emocional e social; Implicações pedagógicas de diferentes fases do desenvolvimento; Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a educação); Avaliação da Aprendizagem (Concepções de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa; Diversidade de instrumentos avaliativos: provas, portfólios, projetos, observações; Estratégias de feedback e intervenções pedagógicas); Práticas Docentes (Gestão de sala de aula e promoção de ambientes de aprendizagem; Estratégias para desenvolver autonomia, colaboração e protagonismo nos alunos; Relações entre professor, aluno, família e escola no processo educacional); Metodologias e Estratégias de Ensino (Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, resolução de problemas, sala de aula invertida; Integração de tecnologias educacionais no ensino fundamental; Educação socioemocional como parte da prática docente); Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Direitos fundamentais das crianças e adolescentes previstos no ECA; Direito à educação, deveres das instituições e o papel do professor; Convivência escolar, gestão de conflitos e proteção contra práticas de intimidação ou constrangimento); Legislação Educacional Atual (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Diretrizes gerais da educação básica no Brasil; Organização e funcionamento da educação no ensino fundamental); Plano Nacional de Educação – PNE – Lei nº 13.005/2014 (Metas e estratégias para a educação no Brasil); Resolução CNE/CEB nº 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos); Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008 (Inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar); Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão (Garantia de acessibilidade e equidade na educação para alunos com deficiência); Lei nº 13.185/2015 (Programa de Combate à Intimidação Sistemática (aplicado à convivência escolar).
Apostila Concurso Professor de Educação Básica Itutinga MG 2025