Apostila Professor História IFRN 2025

Categorias: , Tags: Banca: Localidade:

Descrição

Apostila Concurso Professor História IFRN 2025

  • Informações Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN 2025
  • Vagas: 52 + CR                  Inscrições Até: 03/06/2025     Data da Prova: 20/07/2025
  • Salários de Até: R$ 7.107,99                   Taxa de Inscrição: R$ 200,00
  • Banca Organizadora: FUNCERN

Realize seu Sonho e Mude seu Futuro com a Nossa Ajuda!

Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.

Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A AMOSTRA DO MATERIAL

Detalhes do Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN 2025

O concurso público, organizado pela banca da FUNCERN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 52 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 7.107,99. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.


Método Domina Concursos

Método Domina Concursos


Conteúdo Programático (831 Páginas)

Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Legislação do Serviço Público Federal: 1. Lei nº 8.112/1990: Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais; 2. Lei nº 12.772/2012: Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; 3. Lei nº 8.027/1990: Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências; 4. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética dos Servidores Públicos): Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Educação Profissional e Tecnológica: 1. Educação profissional e tecnológica no Brasil: organização e bases conceituais; 2. Projeto Político-Pedagógico do IFRN; 3. Identidade e concepções institucionais; 4. Princípios e diretrizes orientadoras da prática pedagógica; 5. Concepções, princípios e fundamentos do currículo integrado na educação profissional e tecnológica.

 

Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

1. As relações sociais, a natureza e a terra: 1.1. Relações entre sociedade, cultura e natureza, em diferentes períodos da História; 1.2. Usos e formas de propriedade da terra em diferentes tempos e espaços; 1.3. Técnicas, instrumentos e transformação da natureza – da indústria artesanal à maquinofatura; 1.4. A cidade na história – dos primeiros núcleos urbanos às metrópoles; 2. As relações de trabalho em diferentes sociedades e temporalidades: 2.1. O trabalho entre povos indígenas; 2.2. Monocultura colonial, mineração e pecuária na América; 2.3. Escravização, trabalho e resistência na América colonial; 2.4. Mercantilismo e tráfico de escravizados; 2.5. O trabalho nas civilizações da Antiguidade; 2.6. Trabalho no campo e na cidade medievais; 2.7. O trabalho na contemporaneidade – da revolução industrial à era digital; 2.8. Migrações em busca de trabalho; 2.9. Organização dos trabalhadores – entidades representativas, resistências patronais e partidos políticos; 3. Processos de constituição dos territórios, das nações e dos Estados: 3.1. Conquista e preservação do território na América portuguesa; 3.2. A política administrativa – do período colonial ao período republicano; 3.3. A formação do povo brasileiro e a constituição da identidade nacional; 3.4. Constituição e desintegração de Impérios europeus na América; 3.5. As ditaduras na América Latina e os processos de redemocratização; 3.6. Integração política, econômica e cultural no processo de globalização; 3.7. Poder e propriedade na ordem feudal no medievo – do poder local ao poder nacional; 3.8. O absolutismo e a formação dos Estados nacionais modernos; 3.9. Reformas religiosas e Contrarreforma; 3.10. Imperialismos e conflitos entre nações nos séculos XIX e XX; 3.11. As experiências socialistas e suas crises no século XX; 4. Cidadania e poder na História: 4.1. A concentração do poder no Brasil – dos “homens bons” às oligarquias imperiais e republicanas; 4.2. Escravidão indígena e africana, e a luta pela liberdade; 4.3. O liberalismo, a crise do Antigo Regime e as revoluções burguesas; 4.4. As Constituições brasileiras e a cidadania; 4.5. Desigualdades econômicas e sociais e as lutas populares na atualidade; 4.6. As experiências políticas grega e romana na Antiguidade; 4.7. Os direitos das mulheres, dos jovens, das crianças e das minorias sociais; 4.8. Mídias, política e a indústria cultural – rádio, televisão, livros, jornais, revistas, cinema, redes digitais, computador e propaganda; 4.9. Lutas sociais, rurais e urbanas – movimentos sociais de classes, de grupos étnicos, de relações de gênero e de categorias profissionais; 5. A história em construção: 5.1. História, mitologia, memória e historiografia; 5.2. História, memória e patrimônio; 6. Propostas Curriculares de História: 6.1. Formas de organização dos conteúdos históricos; 6.2. Diversidade social e cultural nas propostas curriculares – legislação e práticas educativas; 6.3. Tendências e perspectivas do ensino de História – da esfera local ao âmbito mundial; 6.4. A História na educação de jovens e adultos; 7. Linguagens e documentos no ensino da História: 7.1. Documentos escritos; 7.2. Iconografia – das imagens fixas às imagens em movimento; 7.3. Oralidade; 8. Metodologias para o ensino de História: 8.1. A construção de problemas históricos; 8.2. O ensino tradicional versus ensinos inovadores; 8.3. Estudo do meio e práticas interdisciplinares; 9. Materiais didáticos para o ensino de História: 9.1. A produção de materiais didáticos e sequências didáticas; 9.2. Livro didático – concepções e usos; 9.3. Oficinas didáticas.


Apostila Concurso Professor História IFRN 2025

Perguntas Frequentes

Brindes

Material Atualizado de acordo com o edital

A Domina Concursos está sempre inovando e se reinventando para oferecer o carinho e a atenção que você merece. Desenvolvemos materiais digitais no formato PDF, sempre visando atender e superar suas expectativas. Aproveite e adquira seu material com um super desconto.

Inicie hoje mesmo seus estudos!
Você ainda receberá vários Brindes

  • Como estudar para concursos
  • Dicas para ser aprovado em concursos
  • Curso de leitura dinâmica
  • Guia da reforma ortográfica
  • Brindes Extras
Imagem ilustrativa dos brindes
Programa de Afiliados da Domina Concursos

Conheça nosso Programa de Afiliados

Seja a mudança que você deseja: afilie-se à Domina Concursos e colha as recompensas!

Saiba mais