Descrição
Apostila Concurso Professor Inglês São Raimundo das Mangabeiras MA 2025
- Informações Concurso da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras MA 2025
- Vagas: 152 Inscrições Até: 20/01/2025 Data da Prova: 09/02/2025
- Salários de Até: R$ 5.050,00 Taxa de Inscrição: R$ 48,00 A R$ 87,00
- Banca Organizadora: Instituto JK
Realize seu Sonho e Mude seu Futuro com a Nossa Ajuda!
Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes do Concurso da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras MA 2025
O concurso público, organizado pela banca do Instituto JK, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 152 vagas distribuída entre os Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 5.050,00. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas 7. Sinais de pontuação 8. Emprego do sinal indicativo de crase 9. Concordância Verbal e Nominal 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; 14. Pontuação; 15. Figuras e vícios de linguagem; 16. Figuras de pensamento; 17. Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; 18. Uso dos porquês; 19. Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.) 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem 2. Didática e Metodologia de Ensino 2.1 Planejamento e organização do ensino 2.2 Estratégias e técnicas de ensino 2.3 Avaliação da aprendizagem 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP) 3. Legislação Educacional 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE) 4. Currículo e Programas Educacionais 4.1 Concepções de currículo 4.2 Construção e implementação de currículos 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar 5. Psicologia da Educação 5.1 Psicologia do desenvolvimento 5.2 Psicologia da aprendizagem 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem 6. Tecnologias na Educação 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem 6.3 Recursos educacionais digitais 7. Gestão Escolar 7.1 Organização e gestão da escola 7.2 Liderança e gestão de pessoas 7.3 Planejamento e avaliação institucional 8. Educação Inclusiva 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. 8.5 Formação e Valorização do Professor. 8.6 Gestão democrática da Educação. 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira. 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Objetivos e programas de Educação Física no ensino fundamental; Educação Física e a produção do conhecimento; Princípios pedagógicos que norteiam a prática da educação física; Ação física, esporte e lazer. Corpo, movimento e socialização; Desporte aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola (futsal, voleibol, basquetebol, handebol e atletismo); Conhecimentos aplicados à esportes: atletismo, princípios do treinamento esportivo, sistemas de disputa, capacidades motoras condicionais e esportes coletivos; Conhecimentos biológicos e aplicados à saúde: atividade física e saúde, hormônios, diabetes; conceitos anatômicos, ginástica laboral, entre outros tópicos importantes para concursos; Danças criativas, danças urbanas, danças circulares e danças de salão; Lutas do Brasil e lutas do mundo; Jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, jogos dramáticos e jogos cooperativos; Ginástica circense, ginástica de condicionamento físico e ginástica de conscientização corporal; Esportes de marca, esportes de precisão, esportes técnico-combinatórios, esportes de invasão e esportes de rede/parede; Recreação: Jogos tradicionais; jogos espontâneos e dirigidos; jogos pré desportivos; educação para o lazer; Treinamento desportivo: Crescimento na criança e no adolescente; diferenças psicofísicas entre idades; treinamento da criança e do adolescente; princípios científicos do treinamento; Psicomotricidade: Conceitos básicos; desenvolvimento psicomotor nas crianças em idade escolar; influências no rendimento escolar; BNCC – Educação Física.
Apostila Concurso Professor Inglês Prefeitura São Raimundo Mangabeiras MA 2025